A calibração dos dispositivos de radioproteção em campos de nêutrons
Redação
A taxa de fluência de nêutrons de um campo de radiação estabelecida para a calibração deve ser rastreável a um padrão nacional reconhecido. O método utilizado para realizar essa calibração depende do tipo do campo de radiação de referência, mas a rastreabilidade das medições é normalmente obtida por meio de um padrão de transferência. Isso pode ser, por exemplo, uma fonte de radionuclídeos ou um instrumento de transferência acordado. A calibração do campo é válida em termos exatos apenas no momento da calibração e, posteriormente, pode-se deduzi-la, por exemplo, a partir do conhecimento da meia-vida e composição isotópica da fonte de radionuclídeos ou do conhecimento das propriedades do instrumento de transferência. As especificações normativas têm como ponto de partida as fontes de nêutrons descritas na NBR ISO 8529-1. Elas prescrevem os procedimentos a serem utilizados para estabelecer as condições de calibração dos dispositivos de radioproteção em campos de nêutrons produzidos por essas fontes de calibração, com ênfase particular nas correções dos efeitos indesejáveis, como, por exemplo, os nêutrons espalhados nas paredes da sala de calibração.

Da Redação –
A técnica de medição utilizada por um laboratório de calibração para calibrar um dispositivo de medição de nêutrons deve também ser aprovada conforme exigido pela regulamentação nacional. Um instrumento do mesmo tipo, ou similar, que rotineiramente é calibrado pelo laboratório de calibração deve ser calibrado tanto pelo laboratório como pela instituição de referência reconhecido pelo organismo de aprovação de um país e pelo laboratório de calibração.
Estas medições devem ser realizadas dentro de cada laboratório, utilizando seus próprios métodos de calibração aprovados. A fim de demonstrar que a rastreabilidade adequada foi atingida, o laboratório de calibração deve obter o mesmo fator de calibração, dentro dos limites acordados, como o obtido pelo laboratório de referência.
Recomenda-se que a frequência das calibrações do campo de referência seja tal que exista uma razoável confiança de que seus valores não se deslocarão para fora dos limites de suas especificações entre calibrações sucessivas. A frequência de calibração de fontes de nêutrons de radionuclídeos é dada na NBR ISO 8529-1.
A calibr...