Os grupos geradores acionados por motores de combustão interna
Redação
Esses geradores de energia apresentam características que convertem a energia mecânica em energia elétrica, baseado no fenômeno da indução eletromagnética, em que o dínamo, gerador de corrente contínua, funciona convertendo a tal energia mecânica contida na rotação do eixo em intensidade de um campo magnético produzido por um imã. O giro do rotor induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos, onde conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas. Há critérios normativos obrigatórios de projeto e desempenho decorrentes da combinação de um motor alternativo de combustão interna (RIC) e um gerador de corrente alternada (ca) quando operados como uma unidade. Essa unidade pode operar em paralelo com a rede ou não. Eles se aplicam aos grupos geradores de corrente alternada acionados por motores alternativos de combustão interna para uso terrestre e marítimo, excluindo os grupos geradores utilizados em aeronaves ou para impulsionar veículos terrestres e locomotivas. Para algumas aplicações específicas como, por exemplo, o fornecimento de energia essencial para hospitais, edifícios administrativos, etc.), alguns requisitos adicionais podem ser necessários.

Da Redação –
Os grupos geradores devem possuir as seguintes placas de identificação: placa de identificação da capacidade nominal do grupo gerador. Esta placa deve fornecer pelo menos as seguintes informações: as palavras “Grupo Gerador NBR ISO 8528”; o nome ou a marca comercial do fabricante; o número de série do grupo gerador; o ano de fabricação do grupo gerador; no entanto, por acordo entre o cliente e o fabricante, para grupos geradores de baixa potência, quando o ano de fabricação do grupo gerador for conhecido pelo seu número de série, ele pode ser omitido; a potência nominal (kW) com um dos prefixos COP, PRP, LTP, ESP, MAX ou DCP, de acordo com os requisitos da NBR ISO 8528-1:2025, Seção 14; a classe de desempenho do grupo gerador de acordo com os requisitos da NBR ISO 8528-1:2025, Seção 8; o fator de potência nominal; a frequência nominal do grupo gerador (Hz); a tensão nominal do grupo gerador (V); a corrente nominal do grupo gerador (A); e a massa (kg).
Devem ser incluídas ainda a placa de identificação da potência nominal do motor RIC; a placa de identificação da capacidade nominal para os geradores, de acor...