Publicado em 04 mai 2018

A acreditação de laboratórios de calibração, de ensaio e clínicos no Brasil

Redação

A acreditação de laboratórios pelo Inmetro é feita de acordo com os requisitos da NBR ISO/IEC 17025, aplicável aos laboratórios de calibração e de ensaio, e da NBR ISO 15189 para os laboratórios clínicos.

laboratório2



Hayrton Rodrigues do Prado Filho -

Conforme informações fornecidas pelo Inmetro, a acreditação de laboratórios não é concedida para atividades de natureza subjetiva ou interpretativa, tais como expressão de opinião, investigação de falhas ou consultoria, mesmo que essas atividades sejam baseadas em resultados de calibrações ou ensaios objetivos.

A acreditação é de natureza voluntária, sendo concedida para qualquer laboratório que realize serviços de calibração e/ou ensaio, em atendimento à própria demanda interna ou de terceiros, independente ou vinculado a outra organização, de entidade governamental ou privada, nacional ou estrangeiro, independente do seu porte ou área de atuação.

A acreditação de laboratórios é concedida por endereço e por natureza dos serviços, se calibração, ensaio ou exame. As informações dos laboratórios obtidas, incluindo a equipe de avaliação, são tratadas com estrita confidencialidade. O gerenciamento das atividades de acreditação, denominado ORQUESTRA, está no endereço http://orquestra.inmetro.gov.br/. O manual de uso está no link ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica