A reação ao fogo dos produtos de construção
Redação
A reação ao fogo dos materiais em uma edificação, quer seja como mobiliários ou então como agregados aos elementos construtivos, destaca-se como um dos principais fatores responsáveis pela propagação das chamas.
Da Redação –
Embora nenhum material de construção seja realmente à prova de fogo, as casas e edifícios bem construídos podem ajudar a prevenir este tipo de tragédia com o uso de materiais de construção relativamente resistentes ao fogo. Isso não é uma questão sobre se o incêndio pode danificar uma estrutura e sim quando isso ocorrer levar mais tempo para que o fogo afete menos os materiais resistentes.
A chave é a construção de um edifício em que o fogo se alastraria pouco a pouco, o que permitiria aos ocupantes mais tempo para fugir. Esta é também a razão pela qual os próprios materiais são classificados em relação ao alastramento do fogo em suas capacidades estruturais.
Inclusive a madeira pesada pode ser considerada resistente ao fogo, no entanto, é combustível. Os metais como o alumínio ou o aço não são combustíveis, entretanto, tendem a ceder rapidamente com o calor intenso.
A NBR 16626 de 11/2017 - Classificação da reação ao fogo de produtos de construção estabelece os procedimentos para a classificação da reação ao fogo dos produtos de construção, incluindo produtos incorporados dentro dos elementos construtivos. Não se aplicam a produtos empregados na...