Publicado em 31 jul 2018

Não adianta esconder os problemas

Redação

Gerenciar é resolver problemas e grande parte das empresas não premia esse comportamento.

Vicente Falconi -

Atualmente, muitas empresas não sabem como enfrentar os problemas e as fraudes. Há duas questões principais. A primeira é que as empresas, em geral, não estimulam a discussão aberta sobre os problemas, quaisquer que eles sejam. A segunda tem a ver com o papel vulnerável das auditorias.

A respeito do primeiro aspecto, sempre repito que uma das principais características de uma boa cultura empresarial é a liberdade para o que chamo de “enfrentamento dos fatos”. Leva tempo tornar isso um hábito, mas vale a pena valorizar quem traz problemas, e não aqueles que somente trazem notícias boas.

Afinal, gerenciar é resolver problemas. Grande parte das empresas não premia esse comportamento, e os problemas acabam acobertados e, por consequência, sem solução. Isso é perceptível em todos os níveis hierárquicos.

 



É muito comum perceber essa dificuldade quando se propõe a um executivo avaliar as lacunas, como chamo as oportunidades de ganhos ou problemas, na empresa. Existem gerentes que morrem de medo de confessar que têm lacunas em suas áreas de autoridade. Outros agradecem e partem pa...

Artigo atualizado em 01/10/2024 03:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica