Publicado em 16 out 2018

A normalização obrigatória para as portas de madeira

Redação

As portas de madeiras proporcionam uma excelente harmonia com as demais estruturas da casa ou apartamento, seja alvenaria, gesso ou outros materiais. Mas, elas devem cumprir as normas técnicas para manter as suas propriedades e características durante o tempo de uso.

porta

Da Redação – 

Com a escassez das espécies nativas, o incentivo à exploração racional e sustentável e os custos de transporte e de licenças ambientais, os fabricantes de portas de madeira estão apostando na migração para espécies exóticas tais como o pinus e o eucalipto. Na normalização vigente não há indicações ou restrições quanto às espécies para construção de uma porta.

A eventual seleção das espécies fica por conta do desempenho do produto final. Pode-se encontrar no mercado portas com emprego de pinus e eucalipto em enchimento sarrafeado, semioco e maciço, quadros e requadros, montantes e travessas, revestimento de perfis e capas. A norma NBR 15930, sob o título geral "Portas de madeira para edificações'', tem previsão de conter as seguintes partes: Parte 1: Terminologia e simbologia; Parte 2: Requisitos; Parte 3: Requisitos de desempenho adicionais; Parte 4: Instalação e manutenção.

A NBR 15930-1 de 11/2011 - Portas de madeira para edificações - Parte 1: Terminologia e simbologia define os termos adotados na classificação e na no...

Artigo atualizado em 05/08/2024 03:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica