Uns fazem parte do problema……outros, da solução!
Redação
Nos dias de hoje fica difícil não se falar sobre a imperiosa necessidade de se encontrar caminhos para o desenvolvimento econômico das regiões e das nações.
Ozires Silva -
Escolhi um tema muito pessoal, produto de longas e antigas reflexões sobre o comportamento, não muito adequado – penso eu -, da sociedade brasileira. Pode ser que isso aconteça em outros países, de cultura diversa da nossa, mas me parece que “fazer parte do problema” é mais comum entre nós, do que alhures.
O que me motivou a pensar nisso, e transmitir aos leitores, veio a partir de um exemplo muito recente, quando um alto dirigente de uma instituição de prestígio mundial começou a ter problemas para renovar seus quadros humanos. Sabemos que todas as instituições precisam se renovar para continuar crescendo e competindo com vantagens. E, quando pesam restrições sobre os processos de renovação, por qualquer que sejam as razões, é natural sobrevirem preocupações.
Neste século XXI vemos taxas de natalidade caindo enquanto a longevidade das pessoas está crescendo. Daí, pode se imaginar que este novo fenômeno na história da humanidade seja uma das razões invocadas pelo dirigente para encontrar obstáculos no sentido de continuar a crescer com eficiência.
Mas qual o problema ao qual...