Os projetos arquitetônicos e urbanísticos
Redação
A partir de um estudo preliminar, o cliente pode receber a primeira proposta de um projeto arquitetônico ou urbanístico, perspectivas em 3D, plantas humanizadas, vistas e layouts conceituais. A apresentação de variações de projeto também é comum nessa fase. As soluções iniciais apresentadas são desenvolvidas com base nas necessidades identificadas no levantamento. Tudo isso após a análise do terreno, definição da área a ser construída e do levantamento da legislação local e restrições do condomínio.
Da Redação –
Depois da aprovação de um projeto preliminar, em que fica definido o seu estilo e a sua concepção estrutural, inicia-se o desenvolvimento do anteprojeto, que é a evolução do estudo preliminar. Nele são especificados os elementos, as instalações e os componentes, necessários para a total compreensão do projeto pelo cliente.
Nesta etapa são apresentadas as plantas dos pavimentos, cortes esquemáticos, fachada principal e a especificação prévia dos principais acabamentos de fachada. Nesta fase ainda é possível realizar alterações no projeto, e o cliente deve ficar atento e só seguir em frente com certeza das suas escolhas.
Atualmente, há uma tendência dos projetos sustentáveis que se orientam com o desenvolvimento sustentável e deve se fundamentar nas mesmas prioridades. Dessa maneira, uma boa referência é o documento Agenda 21 para a Construção Sustentável, onde se estabelece que os desafios agora, além de ecológicos, também são atingir gradativamente as metas que se incluem nas dimensões socioculturais na arquitetura e também deve se adequar às necessidades, prioridades e caracte...