Computadores: método ou ferramenta?
Redação
Os computadores são ferramentas maravilhosas. Mas, pelo menos hoje e em um futuro imaginável, continuam sendo apenas isto: ferramentas. Computadores são capazes de definir métodos somente em obras de ficção científica.
Eduardo Moura -
Durante a leitura do livro Ensaios sobre a Teoria das Restrições, de Goldratt, a pergunta acima me chamou a atenção. Coberto de razão, ele afirma que uma ferramenta não pode substituir um método; apenas apoiá-lo.
O dicionário Aurélio define com precisão cirúrgica: método é o caminho para chegar a um fim e ferramenta significa qualquer utensílio utilizado nas artes ou nos ofícios. Amo dicionários: a definição da palavra revela que para definir um método é preciso: decidir sobre o fim, isto é o objetivo final desejado, e estabelecer o caminho, isto é, a sequência de passos lógicos que permitem alcançar o objetivo.
Já a definição de ferramenta pressupõe o uso, isto é, a decisão anterior de como utilizá-la eficazmente na execução do método. Portanto, devemos concluir que computadores são ferramentas maravilhosas. Mas, pelo menos hoje e em um futuro imaginável, continuam sendo apenas isto: ferramentas.
Computadores são capazes de definir métodos somente em obras de ficção científica. E quando eles forem realmente capazes de tal proeza, me avisem, porque se eu ainda estiver...