Publicado em 21 mai 2019

Por que eu acreditava que a Terra é redonda?

Redação

A fragmentação da informação, juntamente com sua desintermediação, está entre os principais fatores da desinformação científica nos tempos digitais.

Peter Schulz -

Logo de cara é preciso avisar que ainda acredito nisso, aliás, sei que é e conheço métodos para demonstrá-lo (na verdade uma esfera levemente achatada nos polos). Acreditar, saber e conhecer são, no entanto, verbos diferentes, sendo os dois últimos indissociáveis em grande medida à minha formação como físico.

Mas, eu acreditava antes de saber, acho que lá pelos seis ou sete anos de idade, e é essa época que eu puxo da memória agora. Então, por que eu acreditava que a Terra era (é) redonda?

 



As ilustrações que acompanham a coluna resumem essa história. Eu tinha sete anos de idade, quando assisti com meus pais ao pouso do primeiro humano na Lua. Logo depois, meu pai comprou a edição especial da revista Fatos & Fotos, O homem na Lua – documento histórico, acompanhada de um disco – compacto duplo – com os principais momentos narrados pela Voz da América (imagem abaixo).

A revista trazia as imagens da Terra redonda, as trajetórias da missão espacial, saindo da Terra, chegando à Lua e voltando à Terra. Terra e Lua, ambas redondas. A edição especial da revista ficou vários anos ...

Artigo atualizado em 30/09/2024 05:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica