O aprendizado organizacional e a inovação
Redação
Saiba por que o fundamento do aprendizado organizacional e da inovação, um dos oito fundamentos que dão suporte ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG) em sua 21 ª edição da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), é relevante a competitividade e como torná-lo prático a sua utilização pelas organizações.
Eduardo V. C. Guaragna -
Sem dúvida, hoje vivemos numa sociedade mais complexa com mudanças em maior número, mais rápidas e com novas tecnologias exponenciais e de ruptura. No Brasil, a isso se adiciona a falta de haver políticas que orientem à retomada da competitividade e do desenvolvimento econômico e social.
O grande desafio das organizações é, portanto, além de entregar produtos e serviços com qualidade, desenvolver a capacidade de enxergar o futuro, serem ágeis, adaptáveis e capazes de identificar oportunidades, gerando inovações que as mantenham competitivas. E como a competência organizacional pode ser orientada para ação?
O fundamento aprendizado organizacional e inovação, do MEG na 21ª edição, nos dá uma direção: “Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas”.
A aplicação prática destes conceito...