Os ensaios em borracha vulcanizada
Redação
A vulcanização é um processo químico pelo qual as propriedades físicas ou naturais da borracha são melhoradas, principalmente em relação a algumas propriedades como uma melhor resistência à tração e ao inchaço e à abrasão. Na sua forma mais simples, a vulcanização é provocada pelo aquecimento da borracha com enxofre. Esses materiais podem sofrer os ensaios de envelhecimento acelerado e o de resistência ao calor.
Da Redação –
O processo de vulcanização foi descoberto em 1839 por Charles Goodyear que também observou a importante função de certas substâncias adicionais no processo. Esse material, chamado de acelerador faz com que a vulcanização prossiga mais rapidamente ou a temperaturas mais baixas.
As reações entre a borracha e o enxofre não são totalmente compreendidas, mas no produto, o enxofre não é simplesmente dissolvido ou disperso na borracha, pois é quimicamente combinado, principalmente na forma de ligações cruzadas, ou pontes, entre as moléculas de cadeia longa. Na prática moderna, são utilizadas temperaturas de cerca de 140°C a 180°C e, além de enxofre e aceleradores, o
negro de fumo ou o óxido de zinco é geralmente adicionado, não apenas como um extensor, mas para melhorar ainda mais as qualidades da borracha.
Antioxidantes também são comumente incluídos para retardar a deterioração causada pelo oxigênio e ozônio. Certas borrachas sintéticas não são vulcanizadas por enxofre, mas fornecem produtos satisfatórios mediante tratamento semelhante com óxidos metálicos ou peróxidos orgâni...