O ensaio de prova de carga estática
Redação
As estacas executadas com trado helicoidal, como as estacas hélice contínua, hélice segmentada ou até mesmo as escavadas sem a concretagem durante a retirada do trado, entre outras, apresentam incertezas relacionadas à sua capacidade de carga de projeto e também quanto à qualidade de sua execução. Assim, deve-se conhecer o método de ensaio para prova de carga estática para fins de fundações diretas.
Da Redação –
O principal ensaio realizado para a verificação dos deslocamentos causados ao topo da estaca por uma determinada carga é a prova de carga estática e sua realização é limitada por alguns motivos, principalmente, pelo longo tempo necessário para sua montagem e realização, em geral superior a 24 h. Muitas vezes, ele é substituído pelo ensaio de carregamento dinâmico, que também fornece uma curva da carga versus deslocamento, porém estimada.
A prova de carga estática é a técnica mais tradicional de ensaio para a determinação da capacidade de carga de estacas. Este ensaio consiste, basicamente, em aplicar esforços estáticos crescentes à estaca e registrar os deslocamentos correspondentes. Os esforços aplicados podem ser axiais de tração, compressão ou transversais.
Dessa forma, pode-se dizer que, nos ensaios de prova de carga estática, o elemento da fundação é solicitado por um ou mais macacos hidráulicos, empregando-se um sistema de reação estável. Para tanto, é comum o uso de vigas metálicas e ancoragens embutidas no terreno.
O tipo de ensaio mais comum envolve a aplic...