As baterias de partida para uso em veículos
Redação
Esses equipamentos são acumuladores recarregáveis de energia que só costumam receber atenção do motorista quando apresenta problema. As baterias chumbo-ácido continuam dominando o mercado como dispositivos de armazenamento para sistemas automotivos de partida e fornecimento de energia, mas estão enfrentando concorrência de tecnologias alternativas de armazenamento e sendo desafiadas por novos requisitos de aplicação, particularmente relacionados às novas funções de veículos elétricos e à eletrificação do trem de força. Mas, mesmo assim, é preciso entender que os acumuladores chumbo-ácido com tensão nominal de 12 V e 6 V são utilizados principalmente como fonte de energia para partida de iluminação, assim como aos equipamentos auxiliares de veículos com motor de combustão interna.
Da Redação –
A bateria de chumbo-ácido do carro é composta por séries de placas imersas em uma solução de ácido sulfúrico. Cada placa possui uma grade na qual o material ativo está anexado. Na placa negativa, o óxido de chumbo é fixado como material ativo, enquanto na placa positiva, o chumbo puro é fixado. Todas as placas negativas estão conectadas. Da mesma forma, todas as placas positivas também são conectadas.
Quando a bateria está conectada à carga, ocorre o processo de descarga, no qual o ácido sulfúrico no eletrólito se combina com o material ativo na placa. Isso libera energia e o material da placa é convertido em sulfato de chumbo. Tanto os materiais ativos nas placas negativas quanto as positivas tornam-se sulfato de chumbo.
Durante esta reação química, os átomos de hidrogênio no ácido sulfúrico combinam-se com o oxigênio para formar a água. Como resultado, as placas positivas liberam elétrons e as placas negativas aceitam igual número de elétrons. Isso cria uma...