Publicado em 20 fev 2024

Os requisitos elétricos e os ensaios de baterias para o armazenamento de energia

Redação

O suprimento de energia a partir fontes renováveis, como eólica, solar ou maremotriz, é caracterizado por elevado grau de intermitência e baixa previsibilidade. Essas características podem resultar em condições de sobrecarga e instabilidade, quando a energia gerada por essas fontes é injetada diretamente na rede de transmissão e distribuição de energia elétrica, o que torna altamente vantajoso o uso de baterias recarregáveis para armazenar temporariamente essa energia e, em seguida, liberá-la de forma controlada a fim de suavizar e estabilizar o fluxo de energia na rede. Essas instabilidades e desequilíbrios nas redes de energia também podem ocorrer quando a capabilidade de geração de energia elétrica é insuficiente. Há parâmetros elétricos e os ensaios para células e baterias secundárias utilizadas para armazenamento de energia proveniente de fontes renováveis (AE) em sistemas conectados à rede elétrica (ongrid). Os métodos de ensaios são aplicáveis a todos os tipos de baterias estacionárias, independentemente da composição química da bateria. As aplicações ongrid são caracterizadas pelo fato de que as baterias são conectadas a uma rede elétrica, por meio de dispositivos de conversão de energia, podendo operar injetando ou absorvendo a energia de forma instantânea para tornar a rede elétrica mais estável e confiável, quando uma grande quantidade de energia elétrica proveniente de fontes renováveis é fornecida à rede.

Da Redação – 

As energias renováveis possuem características intermitentes, o que ocasiona variações e incertezas na geração de energia elétrica e, consequentemente, impacta na confiabilidade do sistema elétrico. Assim, os sistemas de armazenamento estão sendo integrados às fontes renováveis de energia, de modo a absorver ou despachar potência à medida que há picos ou vales de geração renovável, respectivamente.

A escolha da bateria a ser utilizada no armazenamento depende da aplicação, com seus critérios e parâmetros, em conjunto com os benefícios e as limitações da tecnologia da bateria. Atualmente, existem várias tecnologias de baterias utilizadas no armazenamento, bem como as diferentes aplicações principais e secundárias mediante a integração de fontes renováveis, especialmente a fonte solar.

Dessa forma, as baterias podem ser utilizadas para regulação e controle de tensão e frequência, redução de picos de demanda, back-up, arbitragem e compensação da variabilidade de geração eólica e solar, gerenciamento de energia, equilíbrio de carga, estabilização da rede e black start. Estas aplicações podem se dar de for...

Artigo atualizado em 20/02/2024 11:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica