Publicado em 12 set 2023

As especificações normativas dos sistemas armazenamento de energia (EESS)

Redação

Os sistemas de armazenamento de energia elétrica (electrical energy storage systems - EESS) é considerado vital no apoio à transição de baixo carbono, incluindo o gerenciamento da geração de renovação, o suporte de redes e a ajuda na descarbonização do transporte. Dessa forma, o aumento na produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis está diretamente ligado com a capacidade de armazenamento e distribuição. Por se tratar de fontes diferentes das tradicionais, são necessárias tecnologias e custo para construir e instalar sistemas de armazenamento de energia compatíveis. O debate sobre opções como a produção local em sistemas integrados já está em estudo e desenvolvimento, tanto no setor empresarial quanto na academia. Nesse sentido, os sistemas de armazenamento de energia podem ser conceituados em: grande escala (hidrelétrica reversível térmica), redes e ativos de geração (pilhas, baterias e supercondutores) e estabelecidos para consumo final (baterias e volantes de inércia). Há parâmetros normativos para a unidade e os métodos de ensaio de sistemas EES, incluindo a definição de desempenho desses sistemas.

Da Redação – 

A energia elétrica não pode ser armazenada em qualquer escala, mas pode ser convertida em outras formas de energia que podem ser armazenadas e posteriormente reconvertidas em eletricidade sob demanda. Os sistemas de armazenamento de eletricidade incluem bateria, volante, ar comprimido e armazenamento hidrelétrico bombeado. Qualquer sistema é limitado na quantidade total de energia que pode armazenar. Sua capacidade energética é expressa em megawatts-hora (MWh), e a potência, ou potência máxima em um determinado momento, é expressa em megawatts de energia elétrica (MW ou MWe).

Os sistemas de armazenamento de eletricidade podem ser projetados para fornecer serviços auxiliares a um sistema de transmissão, incluindo controle de frequência. A eficiência total é a relação entre a energia total de saída dividida pela energia total de entrada, em um ciclo de recarga e descarga, usando a potência estipulada de entrada e de saída, devendo ser avaliada pela eficiência energética no ciclo, que está recarregando a partir do nível mínimo de energia até o nível máximo de energia disponível e, posteriormente, descarregando...

Artigo atualizado em 12/09/2023 05:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica