Publicado em 20 set 2022

A manutenção dos sistemas de climatização de veículos rodoviários automotores

Redação

O condicionamento do ar é o processo que regula, artificialmente, a temperatura, o fluxo de ar, a umidade e a limpeza do ar de um espaço determinado a um nível desejado. O condicionamento de ar de um veículo busca oferecer um espaço confortável durante a condução do veículo, com o desempenho adequado, fruto de investigação de processos industriais ou de laboratório. A refrigeração é um processo que controla a diminuição de temperatura de um espaço determinado e mantém esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradável. O conceito de temperatura quente ou fria é relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra área. Nos veículos automotores o ar-condicionado do carro tem como principais elementos o compressor, as mangueiras, os conectores, os tubos por onde circulam o gás. Assim, se o veículo estiver sem gás, está com vazamento. O princípio de funcionamento dos ar condicionados nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente interno pelo externo, por meio da passagem do ar pela serpentina do radiador frio que, por contato, sofre queda de temperatura, diminuindo a umidade relativa do ar. A refrigeração é possível graças às mudanças de estado do refrigerante, em estado líquido (alta pressão) ou em estado gasoso (baixa pressão). Ao mudar do estado líquido para o gasoso, processo chamado de evaporação, o refrigerante absorve o calor do ar dentro do habitáculo, superaquecendo o fluído. De modo inverso, ao passar do estado gasoso para o líquido, o refrigerante perde calor na parte externa do veículo, processo chamado de condensação, no qual o gás refrigerante recebe superresfriamento. Ou seja, perde o calor absorvido no radiador frio ou evaporador. Quando alcançada a temperatura desejada, é feita a leitura por meio de um sensor localizado no evaporador que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura de conforto humano por algum tempo. Qualquer variação nessa temperatura automaticamente aciona o compressor novamente. Há procedimentos e recomendações normativas para manutenção em sistemas de climatização em veículos rodoviários automotores.

Da Redação – 

Pode-se descrever os elementos que compõem o condicionamento de ar automotivo. O compressor é um dispositivo que, quando acionado mecanicamente, provoca um diferencial de pressão no gás, criando um fluxo de refrigerante, fazendo ele circular por todo o sistema. Neste processo, face aos atritos existentes, é fundamental a presença de um óleo lubrificante. O mais comum é um compressor, para condicionamento de ar, de pistão de duplo efeito.

O evaporador é um trocador de calor que representa o elemento de refrigeração, faz a troca térmica, entre o gás que passa por seu interior à baixa temperatura e pressão, e o ar do habitáculo do veículo. O ar do ambiente é forçado a circular através da caixa evaporadora e daí vai para os difusores. O condensador tem a função de retirar calor do gás refrigerante que vem do compressor na fase gasoso sob condições de alta pressão e alta temperatura. Durante o processo ocorre a mudança de fase, da fase vapor para a fase líquida do refrigerante.

As funções básicas do filtro secador são: filtrar, acumular e retirar a umidade do refrigerante. Pode ter um visor de inspeção, qu...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica