Publicado em 20 set 2022

A conformidade dos aditivos para água no combate a fogos classes A e B

Redação

O aditivo para água de combate a incêndio é um líquido que modifica ou acrescenta propriedades à água, quando adicionado em quantidades apropriadas, aumentando a sua eficiência e eficácia como agente extintor. O fogo classe A envolve os materiais combustíveis sólidos, como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e/ou fibras orgânicas, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos e o classe B envolve os líquidos e gases inflamáveis ou combustíveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor, que queimam somente em superfície. A aplicação tipo 2 é aquela que usa a solução de aditivo por meio de jato direcionado à uma superfície vertical ou inclinada, deslizando e atingindo a superfície do combustível líquido, com um mínimo de turbilhonamento e a aplicação tipo 3 usa a solução de aditivo por meio de jato que atinge diretamente a superfície do combustível líquido, com maior turbilhonamento. A eficiência extintora (EE) é a razão entre o volume de água e o volume de solução de aditivo necessários para extinguir um determinado tamanho de fogo padronizado, indicando o número de vezes que a solução de aditivo é mais eficiente do que a água. Há requisitos e os ensaios gerais obrigatórios para a utilização de aditivos para água de combate a incêndio.

Da Redação – 

Os aditivos podem possuir diferentes composições químicas e diferentes princípios de ação, por exemplo, agentes umectantes, emulsionantes e encapsulantes. Diferentes aditivos com diferentes princípios de ação podem atender igualmente a um dado desempenho.

A eficiência extintora e a dosagem de um aditivo são elementos importantes a serem considerados na especificação. O projetista e o usuário devem considerar os efeitos dessas características sobre o volume de aditivo, espaço de armazenamento, volume de solução de aditivo, volume de água, vazão de água e solução, tamanho e capacidade de bomba, diâmetro de tubulações, tamanho e capacidade de equipamentos de dosagem e esguichos, e tamanho de reservatórios.

Qualquer equipamento carregado com solução de aditivo tem seu desempenho de combate a incêndio multiplicado pela eficiência extintora do aditivo. Por exemplo, uma bomba costal utilizando solução de aditivo de eficiência extintora 10 possui dez vezes mais capacidade de combate a incêndio do que utilizando somente água. Se, utilizando somente água, há a capacidade para extinguir uma área de 10 m², com a ...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica