Publicado em 20 set 2022

A avaliação do incômodo sonoro por meio de pesquisas sociais e socioacústicas

Redação

O incômodo induzido pelo ruído (noise-induced annoyance) é a reação individual adversa de uma pessoa ao ruído. A reação pode ser referida de várias maneiras, incluindo, por exemplo, insatisfação, aborrecimento, incômodo e perturbação devido ao ruído. O incômodo sonoro na comunidade (community noise annoyance) é a taxa de prevalência dessa reação individual em uma comunidade, quando medida pelas respostas às questões especificadas em pesquisa e expressa em termos estatísticos apropriados. A pesquisa socioacústica (socio-acoustic survey) é uma pesquisa social em que o incômodo induzido pelo ruído é avaliado e os valores medidos ou calculados das métricas de ruído são atribuídos ao ambiente residencial dos respondentes. Muitas pesquisas sociais generalistas de fatores ambientais, incluindo ruído, não são consideradas pesquisas socioacústicas, porque estas não possuem dados (medidos ou modelados) de ruído associados. Na verdade, a urbanização é considerada a espinha dorsal de um país desenvolvido, pois agrega valor à economia e ao Produto Interno Bruto (PIB), mas também leva a muitos tipos de poluição e problemas de saúde, que infelizmente são devolvidos como retorno. Diariamente, os moradores das cidades estão expostos à poluição na forma de ar e ruído. Um tráfego barulhento está dominando o ambiente acústico da sociedade urbana. Aborrecimento, distúrbios do sono, dor de cabeça, hipertensão, queda de cabelo, irritação, doença cardiovascular, estresse, demência são os problemas relatados devido à poluição sonora. Deve-se entender as especificações para pesquisas socioacústicas (socio-acoustic surveys) e para pesquisas sociais (social surveys) que incluem as questões sobre os efeitos do ruído, que inclui as questões a serem utilizadas, escalas de resposta, aspectos-chave da condução da pesquisa de opinião e relato dos resultados.

Da Redação – 

O incômodo devido ao ruído do transporte, especialmente em áreas urbanas, é um problema ambiental. Anteriormente, muitas pesquisas foram realizadas para avaliar o nível de incômodo com base em fontes de ruído, como o ruído ferroviário, o das aeronaves e o do tráfego. A exposição contínua ao ruído pode causar irritação, depressão, raiva e dor de cabeça que interferem nas atividades do dia-a-dia e o efeito é comumente referido como incômodo.

Como mediador entre o ruído e o bem-estar, o incômodo desempenha um papel importante. Além disso, está intimamente ligado ao agravamento, incômodo, desconforto, perturbação, preocupação, aborrecimento, desprazer, assédio, irritação, insatisfação, exasperação, angústia, ódio e desconforto.

O ruído do tráfego rodoviário é o mais prevalente, representando mais de 70% do problema geral de ruído na comunidade. No entanto, os grandes fluxos contínuos de vários veículos (pesados, médios e leves) nas vias urbanas dia e noite pioram a qualidade do som da cidade.

A fonte de ruído, o nível sonoro, o tempo e a frequência de exposição e os processos psicológicos e internos...

Artigo atualizado em 20/09/2022 06:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica