Como sair das armadilhas do Robotic Process Automatization (RPA)
Redação
O RPA é uma tecnologia de automatização de processos de negócio com alto nível de repetição, com regras mapeáveis e com baixo nível de variação.
Jacqueline Santos
Menos pirotécnica, a tecnologia de RPA desponta como a que pode trazer, no curto prazo e com relativa facilidade de implantação, o maior impacto para as empresas. No entanto, atingir o real potencial desta ferramenta vem apresentando uma série de armadilhas que compromete ou até inviabiliza muitos de seus benefícios.
O RPA é uma tecnologia de automatização de processos de negócio com alto nível de repetição, com regras mapeáveis e com baixo nível de variação. De forma geral, esses processos envolvem a consulta e o uso de informações e a execução de tarefas simples, como a criação de e-mails, emissão de notas e guias de pagamento, etc. Essas atividades passam a ser realizadas por um assistente virtual, programado por meio de um software com tecnologia própria.
Um relatório apontou que o mercado potencial de RPA no mundo pode chegar a até impressionantes US$ 50 bilhões. O investimento em 2019 nesta área deve ser de cerca de US$ 2,1 bilhões, crescendo a uma tax...