Publicado em 07 abr 2020

A automação da calibração de temperatura economiza tempo e dinheiro

Redação

Conheça a importância e os principais benefícios da automatização de processos de calibração de temperatura para a indústria, bem como os desafios deste segmento.

Osvaldo Conegundes

Ao falar de calibração de temperatura, parte-se do pressuposto de uma atividade que requer certo tempo para ser realizada. Por isso, automatizar este processo pode trazer muitos benefícios, principalmente no que se diz respeito ao tempo, já que a calibração de temperatura automatizada libera a mão de obra para desempenhar outras funções.

Além do tempo, um dos maiores benefícios da automação de processo de calibração de temperatura está relacionado à qualidade dos dados coletados. O objetivo da calibração é encontrar desvios no elemento e, este desvio é inerente ao elemento sensor, não devendo ser atribuído a condição do técnico.

Quando a calibração é realizada de maneira manual, o técnico levanta a rampa e coleta os dados e uma outra pessoa é responsável por digitalizar as informações, por isso, erros podem acontecer durante o processo. A automatização garante que o procedimento e coleta de dados aconteça sempre da mesma maneira, minimizando qualquer tipo de erro de quem faz a calibração, quem digitaliza ou quem produz o certificado.

A automação de processo na calibração de temperatura significa economia de tempo e dinheiro. Cometer algum tipo de erro significa comprometer todo o processo. Por exemplo, se um profissional da calibração estiver fabricando um produto alimentício, é preciso colocar a uma determinada temperatura para que sejam eliminados qualquer tipo de colônia de bactérias.

Se o técnico erra...

Artigo atualizado em 07/04/2020 05:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica