Publicado em 19 mai 2020

Gerenciando os riscos em projetos

Redação

O gerenciamento de riscos em projetos é o processo usado pelos gestores para minimizar possíveis problemas que possam impactar negativamente o cronograma de um projeto. O risco é qualquer evento inesperado que possa afetar as pessoas, processos, tecnologia e recursos envolvidos em um projeto. Diferentemente dos problemas, que certamente acontecerão, os riscos são eventos que podem ocorrer e não se pode saber quando. Devido a essa incerteza, o risco do projeto requer uma preparação séria para gerenciá-los com eficiência. Por isso, deve-se entender as orientações sobre os conceitos, a estrutura e os processos para o gerenciamento de riscos em projetos que têm impacto na realização de seus objetivos.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

O gerenciamento de riscos de projetos é o processo de identificação, análise e resposta a qualquer risco que surja ao longo do seu ciclo de vida para ajudá-lo a permanecer no caminho certo e atingir a sua meta. O gerenciamento de riscos não é apenas reativo, já que deve fazer parte do processo de planejamento a fim de descobrir os riscos que podem ocorrer no projeto e como controlá-los, caso ocorram de fato.

Risco é qualquer coisa que possa impactar potencialmente a linha do tempo, o desempenho ou o orçamento do projeto. Os riscos são potencialidades e, em um contexto de gerenciamento de projetos, se se tornam realidades, passam a ser classificados como questões que devem ser tratadas. Portanto, o gerenciamento de riscos é o processo de identificação, categorização, priorização e planejamento de riscos antes que eles se tornem problemas.

O gerenciamento de riscos pode significar coisas diferentes em diferentes tipos de projetos. Em projetos de larga escala, as estratégias de gerenciamento de riscos podem incluir um extenso planejamento detalhado de cada risco, para garantir que as estratégias de mitigação estejam em vigor se surgirem problemas. Para projetos menores, o gerenciamento de riscos pode significar uma lista simples e priorizada de riscos de alta, média e baixa prioridade.

Alguns especialistas dizem que há algumas medidas práticas para aplicar ao gerenciamento de riscos no p...

Artigo atualizado em 19/05/2020 11:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica