Publicado em 07 jul 2020

Os conjuntos de manobra para instalações públicas

Redação

O conjunto de manobra e comando de baixa tensão para marinas e portos AMHS (Assembly for Marinas and Harbors Sites) é uma combinação de um ou mais dispositivos de manobra ou de transformação com os equipamentos associados de comando, de medição, de sinalização, de proteção e de controle, com todas as suas conexões internas elétricas e mecânicas, e seus elementos de construção projetados e fabricados para utilização em todas as marinas, portos e locais similares. O conjunto de manobra e comando de baixa tensão para acampamentos e locais para caravanas ACCS (Assembly for camping and caravan sites) é uma combinação de um ou mais dispositivos de manobra ou de transformação com os equipamentos associados de comando, de medição, de sinalização, de proteção e de controle, com todas as suas conexões internas elétricas e mecânicas, e seus elementos de construção, projetados e fabricados para utilização em acampamentos, locais para caravanas e similares. O conjunto de manobra e comando de baixa tensão para locais de eventos e outros espaços públicos ao tempo AMPS (Assembly for Markets and other outdoor Public Sites) é uma combinação de um ou mais dispositivos de manobra ou de transformação com os equipamentos associados de comando, de medição, de sinalização, de proteção e de controle, com todas as suas conexões internas elétricas e mecânicas, e seus elementos de construção projetados e fabricados para utilização em todos os locais de eventos e outros espaços públicos externos similares. O conjunto de manobra e comando de baixa tensão para estação de recarga para veículos elétricos AEVCS (Assembly for Electric Vehicles Charging Stations) é uma combinação de um ou mais dispositivos de manobra ou de transformação com os equipamentos associados de comando, de medição, de sinalização, de proteção e de controle, com todas as suas conexões internas elétricas e mecânicas, e seus elementos de construção projetados e fabricados para utilização como estação de recarga. Dessa forma, deve-se conhecer os requisitos específicos aplicáveis a esses conjuntos de manobra que foram definidos.

Da Redação – 

Um conjunto de manobra de baixa tensão é a combinação de um ou mais dispositivos e equipamentos de manobra, controle, medição, sinalização, proteção, regulação, etc., completamente montados, com todas as interconexões internas elétricas e mecânicas e partes estruturais sob a responsabilidade do fabricante. Os quadros elétricos devem possuir, além da porta (externa), uma tampa interna que serve de barreira na proteção contra choques elétricos. Os condutores flexíveis de alimentação dos componentes e instrumentos fixados nas portas ou tampas devem ser dispostos de tal forma que os movimentos das portas ou tampas não possam causar danos a esses condutores.

Embora não seja obrigatório nem pelas normas de quadros, nem pela NBR 5410, deve-se atentar para a eventual utilização de componentes internos do quadro com características de não propagação de chama, baixa emissão de fumaça, gases tóxicos e corrosivos (materiais não halogenados). Quando da queima de componentes internos que são fabricados com materiais halogenados (PVC, por exemplo), eles emitem gases corrosivos que podem facilmente destruir contatos metálicos dos dispositivos de seccionamento, comando, proteção, alarme, controle, sinalização, medição, etc. instalados no interior do quadro.

Isso implica na interrupção do funcionamento de toda a instalação, parte dela ou apenas de um determinado circuito, com consequências que podem ser desprezíveis ou muito sérias, d...

Artigo atualizado em 07/07/2020 03:55.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica