Saiba como funciona o quadro de energia residencial
Redação
No universo da eletricidade residencial, um elemento silencioso, e muitas vezes esquecido, desempenha um papel determinante na manutenção da segurança e na distribuição eficiente da energia elétrica. Trata-se do quadro de distribuição, um conjunto complexo de itens que atua como o coração pulsante de toda instalação elétrica de baixa tensão. É nesse local que a eletricidade é canalizada e direcionada para os diversos pontos de uso em casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.
Nelson Volyk –
Nesse local é que a eletricidade é canalizada e direcionada para os diversos pontos de uso em casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais. Por ser um ponto importante da instalação elétrica, o quadro deve estar em um local visível e tampado.
Esse fechamento permite que apenas parte dos dispositivos esteja acessível, pois a outra, necessariamente, não deve ser acessada para minimizar o risco de choques elétricos. Uma segunda proteção é colocada na parte externa para que seja possível abrir e verificar se os disjuntores e o dispositivo diferencial residual (DR) estão armados.
Os disjuntores são essenciais em situações de sobrecarga, pois quando é registrada uma corrente superior ao previsto para o circuito, são desligados para interromper a energia. Em situações de curto-circuito, ele age ainda mais rápido e desliga em uma fração de segundo. Esta função não apenas preserva a integridade das instalações, como assegura a vida das pessoas.
O uso de parâmetros diferentes dos indicados na NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão incorre em grandes perigos. Eu digo que essa leitura é um ...