Os benefícios do segurado afastado por transtornos mentais relacionados ao trabalho
Redação
Deve-se entender como ficam os benefícios para as pessoas que precisam se afastar do trabalho por transtornos mentais relacionados ao trabalho. Com o aumento de casos de ansiedade, depressão e burnout, esse tema é de utilidade pública.
Adriana Belintani –
A seguridade social é um pilar fundamental em qualquer sociedade, visando garantir a proteção e o amparo aos trabalhadores que, porventura, se encontrem em situação de incapacidade laboral. No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel crucial nesse contexto, fornecendo benefícios por incapacidade temporária e permanente aos seus segurados.
O benefício por incapacidade temporária, que antes era conhecido como auxílio-doença pode ser concedido aos segurados que se encontram impossibilitados de trabalhar por mais de 15 dias. O nome do benefício era auxílio-doença, entretanto, foi modificado com a Reforma da Previdência de 2019.
Este tipo de benefício é previdenciário quando não for oriundo de um acidente do trabalho, doença ocupacional ou profissional e acidentário se assim o for. Não há diferenças nos valores recebidos nos benefícios por incapacidade temporária, acidentário ou previdenciário, entretanto, há diferença se o benefício é por incapacidade permanente.
O benefício por incapacidade permanente, que antes da reforma da Previdência era denominado de apos...