Os procedimentos normativos para a sinalização horizontal viária com tintas
Redação
Deve-se marcar os locais que necessitam de mais atenção luminosa para quem passa pelo local. Já a palavra viária é um complemento para fazer referência às rodovias, vias e áreas de circulação de veículos. A sinalização viária pode ser horizontal ou vertical. A horizontal se utiliza de legendas, símbolos e marcações para controlar e orientar tanto os motoristas quanto os pedestres, a fim de organizar o fluxo de movimentação nas vias e rodovias. Já a vertical também se utiliza de símbolos e legendas para conseguir abordar os usuários, mas esses sinais pictográficos ficam expressados nas placas afixadas em postes e permanecem ao lado da pista. A função é informar os direitos e as obrigações dos cidadãos. Por isso, a sinalização viária vertical é dividida entre regulamentação, advertência e de indicação. Existem os procedimentos normativos para a execução de sinalização horizontal viária com tintas, bem como a avaliação de sua aplicação. Assim, os serviços de execução de sinalização horizontal só podem ser iniciados após a instalação de todos os elementos para uma sinalização de segurança de obra adequada a cada local de serviço. Estes elementos devem atender ao Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e aos manuais do órgão responsável pela via.
Da Redação –
Para a sinalização horizontal viária com tinta, pode-se utilizar as microesferas de vidro que devem estar de acordo com a NBR 16184. As microesferas devem ser adicionadas em duas etapas: na 1ª etapa – tipo I-B: incorporadas à tinta antes de sua aplicação, à razão mínima de 200 g/L de tinta; e na 2ª etapa – tipo II-A/II-B/II-C: aplicada por aspersão, concomitantemente com a aplicação da tinta, à razão que assegure a retrorrefletividade especificada pelo contratante. As microesferas de vidro devem ser acompanhadas de relatório de ensaio emitido pelo fabricante, com referência ao lote de fabricação. A critério do interessado, o lote de microesferas de vidro pode ser analisado por laboratório qualificado.
Os elementos de microesferas de vidro com núcleo esférico e não esférico, com satélites de microesferas de vidro ou de cerâmica, devem estar de acordo com a NBR 17097. Eles são utilizados como complemento das esferas e microesferas de vidro em sinalização horizontal viária, a fim de otimizar a retrorrefletividade, em condições adversas de clima, incluindo sob um filme de água.
Quando utilizados, os eleme...