Publicado em 24 jan 2023

A conformidade dos cabos de fibra de polietileno de alto módulo

Redação

Esse tipo de cabo de fibra é usado para ancoragem de estruturas oceânicas, pois o polietileno de alto módulo (HMPE) é uma fibra utilizada na fabricação de cabos e cordas que apresentam bom desempenho em aplicações em que se exige força, leveza, durabilidade e flexibilidade. Sua resistência é tão alta que se assemelha à do cabo de aço, no entanto, podem ser até sete vezes mais leves. A especificação da fibra deve incluir no mínimo as informações: identificação e propriedades gerais da fibra; e a especificação detalhada das propriedades físicas e mecânicas. As propriedades gerais de materiais podem ser encontradas na folha de dados de segurança do material. Além, deve-se incluir o produtor das fibras; a sua designação; o seu material, no caso o HMPE; o número de filamentos; o tamanho nominal (densidade linear); e a tenacidade média. Para as propriedades físicas e mecânicas, incorporar a densidade linear; a resistência à ruptura a seco; o alongamento à ruptura a seco; o alongamento a seco em um determinado nível de carga; o alongamento (%) em uma condição de referência, isto é, uma tração especificada (tensão específica em newtons por tex) e da temperatura (°C) e tempo. A densidade linear, a resistência e o alongamento da fibra devem ser ensaiados conforme as ASTM D1907 e ISO 2060. A resistência das fibras e o alongamento devem ser verificados com base em cinco amostras de fios retiradas e ensaiadas. Estas amostras devem ser acondicionadas a uma temperatura de 21 ± 1 °C e umidade relativa de 60 ± 10%. Após o acondicionamento, as amostras devem ser submetidas à ruptura, conforme as ASTM D885, ASTM D2256, ISO 2062 ou método equivalente estabelecido pelo fabricante da fibra e baseado em normas existentes. O método de ensaio a ser utilizado deve ser identificado na documentação do projeto da fibra. O mesmo método deve ser utilizado sempre que o fio for ensaiado pelo fabricante da fibra. A resistência à ruptura e o alongamento médio dos fios devem ser determinados e registrados.

Da Redação – 

O polietileno é um polímero parcialmente cristalino, flexível, cujas propriedades são acentuadamente influenciadas pela quantidade relativa das fases amorfa e cristalina. As menores unidades cristalinas, lamelas, são planares e consistem de cadeias perpendiculares ao plano da cadeia principal e dobradas em zig-zag, para cada 5 a 15 Nm, embora haja defeitos que são pouco frequentes.

Os polietilenos são inertes face à maioria dos produtos químicos comuns, devido à sua natureza parafínica, seu alto peso molecular e sua estrutura parcialmente cristalina. Em temperaturas abaixo de 60°C, são parcialmente solúveis em todos os solventes. Entretanto, dois fenômenos podem ser observados: interação com solventes, sofrendo inchamento, dissolução parcial, aparecimento de cor ou, com o tempo, completa degradação do material e interação com agentes tensoativos, resultando na redução da resistência mecânica do material por efeito de tensofissuramento superficial.

Em condições normais, os polímeros etilênicos não são tóxicos, podendo inclusive ser usados em contato com produtos alimentícios e farmacêuticos, no entanto...

Artigo atualizado em 24/01/2023 10:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica