Publicado em 13 out 2020

Os testes de aceitação dos sistemas de automação industrial

Redação

Um sistema de automação é baseado em sistema digital de controle distribuído (SDCD) ou controlador lógico programável (CLP), para monitoração e controle das instalações de produção na indústria de processo, incluindo sistemas de controle baseados em tecnologias de redes de comunicação de campo (fieldbus). Assim, a automação industrial é o uso de sistemas de controle, como computadores ou robôs e tecnologias de informação para lidar com diferentes processos e máquinas em uma indústria para substituir um ser humano. É a segunda etapa além da mecanização no âmbito da industrialização. No seu início, o objetivo da automação era aumentar a produtividade, já que os sistemas automatizados podem funcionar 24 horas por dia e reduzir o custo associado aos operadores humanos, ou seja, os salários e os benefícios. No entanto, hoje, o foco da automação mudou para aumentar a qualidade e flexibilidade em um processo de fabricação. Na indústria automobilística, a instalação de pistões no motor costumava ser realizada manualmente com uma taxa de erro de 1 a 1,5%. Atualmente, essa tarefa é realizada em máquinas automatizadas com uma taxa de erro de 0,00001%. Deve-se conhecer os procedimentos e especificações para os testes de aceitação em fábrica (TAF), testes de aceitação em campo (TAC) e os testes de integração em campo (TIC). Estes testes são realizados para demonstrar que o sistema de automação está de acordo com as especificações técnicas. O TAF envolve atividades executadas para demonstrar que o sistema do vendedor e os sistemas auxiliares fornecidos estão de acordo com as especificações. O TAC envolve as atividades executadas para demonstrar que a instalação de diversos sistemas de vendedores está de acordo com as especificações aplicáveis e com as instruções de instalação. O TIC envolve as atividades executadas para demonstrar que a instalação de diversos sistemas de vendedores está de acordo com as especificações aplicáveis e com as instruções de instalação.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A competitividade cada vez maior na indústria exige produtos de alta qualidade e consistentes com um preço competitivo. Para enfrentar esse desafio, várias indústrias estão considerando vários projetos de novos produtos e técnicas de manufatura integradas em paralelo com o uso de dispositivos automatizados. Um dos movimentos marcantes e influentes para obter as soluções desse desafio é a automação industrial.

Debate Brasil Desafios 2021

A Academia Brasileira da Qualidade (ABQ) irá realizar no dia 12 de novembro, das 10 às 12 h, o debate Brasil Desafios 2021, de forma virtual. Os debatedores irão fazer uma discussão rica sobre iniciativas relevantes que poderão ser úteis na recuperação d...

Artigo atualizado em 20/10/2020 08:36.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica