Publicado em 31 mai 2022

A fabricação, a inspeção e os ensaios em caldeiras e vasos de pressão

Redação

Uma caldeira é um equipamento destinado à geração de vapor ou água quente acima da pressão atmosférica. A pressão máxima de trabalho admissível (PMTA) é o maior valor de pressão compatível com o código de construção, utilizado na construção da caldeira ou do vaso de pressão, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros operacionais, excluindo qualquer sobre-espessura para corrosão, abrasão, etc. O vaso de pressão é um recipiente projetado e construído para conter gases ou líquidos sob pressão. Os processos que empregam esses equipamentos comportam fluidos a diversas pressões e temperaturas, tornando alto o risco de que tal atividade cause danos a pessoas e ao meio ambiente caso os equipamentos não apresentem a devida manutenção e segurança. A operação de caldeiras implica na presença de riscos de explosões, incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas, ferimentos diversos, entre outros; e, frequentemente, a maioria dos acidentes ocorrem devido à falta de atenção ao nível de água, má operação e controle da queima dos combustíveis, instalações e reparos inadequados, falta de capacitação, falta de manutenção, desatenção ao tratamento da água, medidores desregulados e, neste caso, estão ligados à falha humana. Os fabricantes são responsáveis por adotar todas as medidas necessárias para que boas práticas de fabricação e de projeto sejam usadas para assegurar a qualidade da construção destes equipamentos. A operação das caldeiras e vasos de pressão é considerada uma atividade com risco iminente, portanto, vê-se a necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos a procedimentos operacionais com treinamentos, cursos e atendimento das normas técnicas visando à segurança do trabalhador e do empregador.

Da Redação – 

As caldeiras são capazes de operar, em grande parte das aplicações industriais, com pressões vinte vezes maiores que a atmosférica, podendo constituir, durante sua operação, um risco grave e iminente para a integridade física dos trabalhadores. Atualmente, graças a todos os aperfeiçoamentos e à intensificação da produção industrial, a caldeira ocupa um lugar importante, pois gera o vapor indispensável a muitas atividades, não só para movimentar máquinas, mas também para limpeza (esterilização), aquecimento e participação direta no processo produtivo como matéria prima. Além da indústria, outras empresas utilizam cada vez mais o vapor gerado pelas caldeiras, como por exemplo: restaurantes, hotéis, hospitais, frigoríficos, etc.

A vida útil de uma caldeira depende fundamentalmente do método de trabalho que tenha sido realizado, do sistema de vaporização (regime constante ou variável), da qualidade da água de alimentação, frequência das limpezas externas e internas etc., motivo pelo qual não é possível determinar sem cometer erros consideráveis em relação ao tempo médio de vida para cada caldeira. As falhas e, ...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica