A fabricação conforme das tiras relaminadas de aço-carbono e ligado
Redação
A tira de aço-carbono relaminada é um produto obtido por laminação a frio de uma tira laminada a quente ou de uma tira cortada de chapa laminada a quente e decapada, até alcançar a espessura requerida. Algumas vezes emprega-se recozimento intermediário para facilitar a posterior redução a frio ou para obter o grau de dureza ou as características mecânicas desejadas na tira acabada. O recozimento é o processo de aquecimento da tira até uma temperatura adequada, seguida de um resfriamento com velocidade apropriada, objetivando a redução de dureza, para facilitar o trabalho a frio, produzindo uma microestrutura requerida e/ou obtendo propriedades mecânicas desejadas. A laminação de acabamento é o processo a que se submete a tira recozida para obtenção das características mecânicas, superficiais ou de forma, mediante laminação a frio para pequena redução de espessura. Estão disponíveis os parâmetros normativos para a encomenda, fabricação e fornecimento de tiras relaminadas em aço com baixo, médio e alto teor de carbono e ligados, produzidas com espessura até 6 mm (inclusive), exceto temperado e revenido, com espessura até 4,5 mm (inclusive).
Da Redação –
As tiras relaminadas de aço são obtidas em um processo de laminação a frio onde o aço plano sofre uma sequência de reduções na espessura (com ou sem tratamento térmico) podendo ser de baixo, médio ou alto carbono e microligados. Podem ser fornecidas com espessuras especiais, sob medida, com tolerâncias restritas e propriedades mecânicas ajustadas para cada aplicação específica e devem atender aos requisitos de normas nacionais e internacionais.
Cada rolo ou fardo de tiras deve ser identificado com uma etiqueta resistente a intempéries firmemente afixada na embalagem, com caracteres legíveis, contendo as seguintes indicações mínimas: marca registrada ou razão social do fabricante; peso líquido e peso bruto de cada fardo; grau e classe; dimensões da tira (espessura, largura e comprimento, quando aplainados); e identificação do lote que permita rastreabilidade. Na embalagem, quando não solicitado em contrário, deve haver no mínimo um plástico envolvendo as tiras em rolos ou tiras aplainadas sobrepostas a um palete de madeira e amarradas com fitas de aço.
Em todos os fardos ou rolos que compõem o lote, de...