Publicado em 31 mai 2022

A gestão para a elaboração de manuais de instruções de máquinas e equipamentos

Redação

Um manual de instruções é uma parte das informações para uso, fornecidas pelo fabricante da máquina ao seu usuário, que contém orientações, instruções e conselhos para o uso da máquina. Para o usuário da máquina, é também a base para análise de perigo, no que se refere à utilização segura da máquina e à implementação pelo usuário de medidas para redução de risco e medidas de proteção. Dessa forma, o manual de instruções deve conter uma descrição geral da máquina, e com as seguintes informações incluídas, quando aplicáveis: a descrição da máquina; a descrição gráfica (por exemplo, arranjo físico, desenhos em geral, vistas, imagens); o uso devido; as aplicações proibidas - mau uso razoavelmente previsível; as especificações principais da máquina, como o comprimento, largura e altura; peso; velocidade de operação; características da alimentação elétrica; a emissão de ruídos; a emissão de vibração; as condições de operação especificadas, como temperatura, umidade relativa, resistência ôhmica necessária para aterramento, e pressão atmosférica; vida útil prevista para a máquina; e o tempo máximo de utilização de componentes, quando relevante. Deve incluir, ainda, os requisitos relativos ao ambiente de trabalho no qual a máquina será utilizada (por exemplo, fechado, externo, sala limpa). Por isso, os projetistas precisam entender os princípios gerais para elaboração de manuais de instruções para máquinas e equipamentos. Isso auxilia os fabricantes de máquinas e equipamentos novos (excluindo máquinas agrícolas, florestais e rodoviárias), e os usuários que necessitam elaborar os manuais de instruções de suas máquinas, atendendo assim à legislação vigente, considerando todo o ciclo de vida da máquina.

Da Redação – 

O manual de instruções deve ser confeccionado com o tipo e o tamanho das fontes das informações impressas que necessitam ser suficientemente claras e grandes, de maneira a assegurar a leitura. Para textos contínuos em manuais de instrução impressos, deve ser utilizada fonte de tamanho entre 8 e 14 pontos. A altura x de uma fonte deve ser de 1,5 mm no mínimo.

As precauções, avisos e instruções de segurança devem se destacar quando comparadas à fonte normal. Uma ou mais funções como negrito, itálico e tamanho de fonte devem ser utilizadas. Os textos em letras maiúsculas devem ser evitados o máximo possível.

As informações sobre o transporte, manuseio e armazenagem das máquinas e equipamentos e/ou componentes devem ser incluídas no manual de instruções, quando aplicáveis: as dimensões durante o transporte, peso e centro de gravidade da máquina e pontos fornecidos de elevação e fixação; o transporte recomendado e método de manuseio, incluindo pessoas qualificadas, capacitadas e autorizadas e equipamentos necessários; as condições ambientais para armazenagem, como temperatura, umidade relativa e cuidados q...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica