Muito aguardada a nova norma IEC sobre fluidos refrigerantes
Redação
A demanda por condicionadores de ar está em ascensão. As temperaturas mais altas, ondas de calor prolongadas e demanda crescente, principalmente nos países em desenvolvimento, estão alimentando esse boom. Segundo a IEA (International Energy Agency), o número de aparelhos de ar condicionado em uso passará de 2 bilhões hoje para 5,6 bilhões em 2050.
Natalie Mouyal –
Os condicionadores de ar têm um efeito sobre o clima e a ampliação do número de unidades estimulará a demanda por energia elétrica, o que, dependendo da fonte, poderá resultar no aumento das emissões de dióxido de carbono. Além disso, alguns dos fluidos refrigerantes mais usados, para absorver e remover o calor de um espaço fechado, também são conhecidos por seus efeitos adversos ao meio ambiente.
Uma norma, recentemente publicada, IEC 60335-2-40 - Household and similar electrical appliances – Safety – Particular requirements for electrical heat pumps, air-conditioners and dehumidifiers pode ajudar a atenuar este problema. Ela permite o uso de refrigerantes com menor potencial de aquecimento global (global warming potential - GWP), ao mesmo tempo em que implementa as medidas necessárias para garantir um alto nível de segurança.
De acordo com uma estimativa, a adoção generalizada de refrigerantes com menor GWP até 2025 poderia evitar mais...