Publicado em 23 ago 2022

Como melhorar e ampliar a conservação do ambiente com a logística reversa

Redação

O Brasil tem feito progressos nessa prática, mas ainda há muito a ser feito pelos cidadãos em parceria com as empresas. Em termos objetivos, a logística reversa é o fluxo pelo qual produtos, embalagens e outros resíduos sólidos saem das mãos do consumidor final e retornam ao seu local de origem: a indústria.

Edson Grandisoli – 

Recentemente, o Brasil tem registrado progressos em relação à logística reversa. Na última semana, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) comemorou a inauguração de centrais de logística reversa em capitais de 24 estados e no Distrito Federal.

Além disso, no início deste ano, o governo federal editou o Decreto nº 10.936, que desburocratiza os procedimentos na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305, em 2010. Em termos objetivos, logística reversa é o fluxo pelo qual produtos, embalagens e outros resíduos sólidos saem das mãos do consumidor final e retornam ao seu local de origem: a indústria.

Ou seja, ela vai da coleta até a devolução dos resíduos ao setor empresarial. Por meio dela, é possível realizar, por exemplo, as etapas de reaproveitamento e remanufatura dos produtos, proposta pela economia circular.

Para que todo recurso que já está em circulação seja reaproveitado e transformado, com o objetivo de reduzir a produção de lixo e a poluição no planeta, é necessário que haja novos comportamentos ...

Artigo atualizado em 23/08/2022 03:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica