Publicado em 23 ago 2022

Os procedimentos de abertura de poço para a retirada de amostras de solos

Redação

Uma parte essencial do planejamento e construção de projetos de construção e infraestrutura, compreendendo os vários tipos de estruturas como fundação, estradas, pontes, poço de escavação, recuperação de terras, reordenamento de praias, etc.) é o conhecimento das condições do subsolo. Por isso, deve-se realizar uma investigação geotécnica com seus respectivos serviços e a sua natureza e extensão dependem do tipo de estrutura, do tamanho da estrutura e das condições do solo esperadas. Os testes geotécnicos são realizados pela caracterização do local, testes de laboratório e interpretação profissional dos dados obtidos para concluir o projeto e a construção da melhoria do local. Os testes geralmente se enquadram nos poços de teste, abertura de trincheiras, perfuração e testes in situ. Os poços de teste são muito parecidos com o que se espera de um poço cavado manualmente ou com uma escavadeira para revelar as condições do subsolo até a profundidade desejada. Geralmente, isso é para a localização de fundações rasas. A abertura de trincheiras é semelhante aos poços de teste, exceto que, neste caso, o poço é alongado por uma certa distância para estabelecer como as condições do subsolo mudam em várias partes do local de trabalho. Este método permite a identificação de diferentes mudanças sedimentares a uma distância maior. Uma variedade de amostradores de solo pode ser usada para extrair amostras de teste desses poços de teste para análise de laboratório e identificação visual. Há requisitos normativos para os procedimentos básicos na abertura de poço e trincheira, bem como os critérios para retirada de amostras deformadas e indeformadas de solo.

Da Redação – 

A abertura de um poço é a escavação vertical de seção circular ou quadrada, quando projetada em um plano horizontal, com dimensões mínimas suficientes para permitir o acesso de um observador, visando a inspeção das paredes e do fundo, e a retirada de amostras representativas de solo, deformadas e indeformadas. As trincheiras são as escavações geralmente verticais, ao longo de uma determinada linha ou seção, de modo a se obter uma exposição contínua do terreno, com dimensões variáveis, sendo as mínimas suficientes para permitir o acesso seguro de um observador, visando a inspeção das paredes e fundo, e a retirada de amostras representativas deformadas e indeformadas.

A amostra representativa deformada é aquela extraída por raspagem ou escavação, implicando na destruição da estrutura original e na alteração das condições de compacidade ou consistência naturais e a amostra indeformada é aquela extraída com o mínimo de perturbação, procurando manter sua estrutura original e condições de umidade e compacidade ou consistência naturais. Assim, pode-se dizer que o poço de inspeção em solo é uma escavação vertical, ...

Artigo atualizado em 23/08/2022 04:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica