Publicado em 23 ago 2022

Não tire uma conclusão óbvia ao executar a análise da causa raiz

Redação

Por que quando se termina a análise da causa raiz (root cause analysis - RCA) as coisas funcionam bem por um tempo, mas o problema acaba voltando? Pode haver várias razões pelas quais um problema se repete. Uma das maiores é não perguntar por quê até que as causas gerenciais sejam definidas. Ao tirar conclusões rapidamente, os sintomas geralmente são identificados como causas, levando a organização ao caminho errado para eliminar o problema.

Tolga Göçer – 

A resolução dos problemas é quase a mesma, independentemente do método. Primeiro, o problema é definido explicitamente, incluindo quaisquer ações imediatas ou de contenção a serem tomadas. Em seguida, são identificadas as causas-raiz, bem como as medidas apropriadas a serem tomadas para cada causa.

Muitas vezes, a análise da causa raiz é encerrada cedo demais. As causas técnicas raiz (technical root causes - TRC) são óbvias, então elas são abordadas primeiro, mas param por aí. Deve-se considerar as soluções técnicas e gerenciais organizacionais. Se algumas causas-raiz podem ser eliminadas rapidamente, por que perder tempo? Faça isso. Na maioria das vezes, apenas os sintomas são tratados, então os problemas aparecem repetidamente até que a causa raiz seja abordada.

Pode haver várias razões pelas quais um problema se repete. Uma das maiores é não perguntar por quê até que as causas-raiz gerenciais (managerial root causes - MRC) sejam definidas. Como escreveram Jeanne Ketola e Kathy Roberts: ao tirar conclusões rapidamente, os sintomas geralmente são identificados como causas, levando a organização ao c...

Artigo atualizado em 23/08/2022 04:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica