Publicado em 13 set 2022

A Qualidade das mangueiras de borracha para água e ar

Redação

Essas mangueiras são indicadas para a condução de ar e água sob pressão, como em compressores, possuindo algumas características que ajudam no melhor desempenho em algumas operações, como, por exemplo: costumam ser de cor preta; possuem pressão de trabalho de 300 psi; seu tubo interno e cobertura são feitos de borracha sintética; possuem reforço em espiral de tecido sintético; e sua temperatura de trabalho varia de -5ºC a 70ºC. Essas mangueiras são fabricadas em três camadas, sendo que algumas são feitas em borracha nitrílica reforçada com uma camada de fio de poliéster. O tubo interno deve ser uniforme ao longo de seu comprimento e construído de borracha natural ou sintética, apropriado para resistir a ar e água. A parte interna do tubo deve ser lisa e consistente, onde não deve ocorrer desprendimento de partículas que possam ser arrastadas pelo fluxo de fluidos. O reforço pode ser constituído em fibras têxteis sintéticas ou naturais, uniformemente aplicadas sobre o tubo e cobertura deve ser de borracha natural ou sintética adequada, resistente a abrasão e intempéries. A superfície externa pode ser lisa, raiada ou com impressão de faixa. Para estar em conformidade, essas mangueiras são obrigadas a cumprir os requisitos normativos exigíveis quanto à sua fabricação, uso e aplicações.

Da Redação – 

As mangueiras de borracha para água e ar podem ser do tipo Z para pressão máxima de trabalho de 0,5 MPa e pressão mínima de ruptura de 2,0 Mpa; do tipo 1 para pressão máxima de trabalho de 1,0 MPa e pressão mínima de ruptura de 4,0 Mpa; do tipo 2 para pressão máxima de trabalho de 1,6 MPa e pressão mínima de ruptura de 6,4 Mpa; do tipo 3 para pressão máxima de trabalho de 2,1 MPa e pressão mínima de ruptura de 8,4 MPa.

Podem operar em temperatura com intervalo entre o mínimo e o máximo da temperatura a que a mangueira pode ser submetida. A temperatura de operação fora do especificado pode gerar redução na vida da mangueira. Devem ter raio mínimo de curvatura determinado pelo fabricante, a fim de evitar estrangulamento e redução na vida útil da mangueira.

Quanto à qualidade, todas as mangueiras devem apresentar a correta identificação e não devem apresentar defeitos ou falhas na cobertura de borracha. Para a inspeção, as amostras selecionadas devem ter remessas representativas, com tamanho apropriado para o número de peças a serem ensaiadas, sendo que o ensaio de resistência à pressão de ensaio deve se...

Artigo atualizado em 31/08/2022 04:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica