Publicado em 13 set 2022

A segurança normativa dos sistemas de transmissão pneumática de potência

Redação

Quando se desenvolvem os sistemas pneumáticos para maquinaria, todas as operações pretendidas e o uso dos sistemas devem ser considerados. A avaliação de risco, por exemplo, de acordo com a ISO 14121-1, deve ser realizada para determinar os erros previsíveis associados à sistemas, quando eles são usados como pretendido. Maus usos razoavelmente previsíveis não podem causar perigo. Os riscos identificados devem ser eliminados por projeto e, quando isso não for praticável, guarda vidas (primeira preferência) ou alertas (segunda preferência) contra tais riscos devem ser incorporados, de acordo com a hierarquia estabelecida na ISO 12100. Os usuários devem entender as regras gerais e os requisitos de segurança para sistemas de fluido pneumático de potência e componentes usados em maquinaria, como definido pela ISO 12100:2010, 3.1. Ela trata de todos os perigos significativos associados a fluido pneumático de potência e especifica os princípios a serem aplicados, com o intuito de evitar esses perigos quando os sistemas são usados como pretendido.

Da Redação – 

Os princípios dos sistemas pneumáticos são os mesmos dos hidráulicos, porém, eles transmitem energia utilizando um fluido gasoso ao invés de fluído liquido. O ar comprimido é geralmente o mais utilizado, mas o nitrogênio ou outros gases inertes também podem ser escolhidos para aplicações especiais.

Dentro do sistema pneumático, o ar é geralmente bombeado em um depósito com a ajuda de um compressor. O depósito segura um grande volume de ar comprimido que será utilizado pelo sistema quando for necessário.

O ar atmosférico contém sujeiras, vapor de água e outros contaminantes, por isso filtros e secadores de ar são necessários para mantê-lo limpo e seco, o que aumenta sua confiabilidade e vida útil dos componentes e do sistema como um todo. Os sistemas pneumáticos também utilizam uma variedade de válvulas para controle de direção, pressão e atuadores de velocidade.

A maioria dos sistemas pneumáticos atua a pressões de cerca de 100 psi ou menos. Por causa da pressão menor, os cilindros e outros atuadores devem ser de um tamanho maior que os outros componentes que aplicam uma força equivalente. Por e...

Artigo atualizado em 31/08/2022 04:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica