A embalagem de vidro e a sua circularidade
Redação
O vidro, além de conservar o seu conteúdo, é um material 100% reciclável. Composto essencialmente por areia, barrilha e calcário, matérias primas naturais e abundantes, o vidro é reciclável, infinitamente. As embalagens de vidro também são benéficas ao consumidor, pois conservam adequadamente alimentos e bebidas, além de precisarem de menos conservantes e estabilizantes.
Alaércio Nicoletti –
O vidro é um material sólido, amorfo e pode ser utilizado nas mais variadas aplicações como construção civil, indústria em geral, como nos carros e nas embalagens, apresentando propriedades de conservação do seu conteúdo por ser impermeável, mau condutor térmico e não reagente. Além disso, o vidro cumpre os requisitos sustentáveis por ser possível sua reutilização e reciclagem sem perdas em massa.
Uma embalagem de vidro, que pode ser facilmente moldada na sua fabricação, assume ainda formas e tamanhos variados em sua fabricação, o que permite criatividade na concepção de seu design. Talvez por isso e pelas suas propriedades de conservação, sejam os contentores vítreos tão amplamente utilizados na indústria de alimentos e bebidas.
Quando o assunto é sustentabilidade, contudo, sua importância é fundamental para a indústria de embalagens, visto que a mescla de cacos de vidro na produção de novos produtos reduz o consumo de recursos naturais como areia, barrilha e calcário, além de reduzir o consumo de energia e, consequentemente CO2, pois o caco já processado uma vez permite diminuir a temperatur...