As mudanças da transformação tecnológica no agronegócio
Redação
Está acontecendo uma transformação do agronegócio no Brasil com o avanço da tecnologia, destacando o papel das agtechs, o uso de ferramentas digitais, como sensores, drones e inteligência artificial, para aumentar a eficiência, sustentabilidade e transparência no setor.
Sergio Rocha –
Quando se pensa em agronegócio, o imaginário popular associa ao cenário rústico do campo e o oposto da agilidade do cenário urbano. Entretanto, o avanço do setor no Brasil, hoje, já pode ser relacionado ao uso de tecnologia e de dados.
Parte relevante das empresas do segmento estão recorrendo a ferramentas tecnológicas para oferecer os serviços e produtos de forma mais limpa e em consonância com a sustentabilidade, em especial as empresas brasileiras, que têm liderado essa transformação, tanto no crédito, como na compra de matéria prima e venda de insumos. O setor de agtechs se expandiu significativamente nos últimos dois anos.
Em 2020, 84% dos produtores agrícolas brasileiros já adotavam algum tipo de técnica digital na plantação, segundo um estudo realizado pela Embrapa. Já em 2021, o volume de investimentos em ferramentas tecnológicas chegou a 126 milhões de reais, de acordo com o Radar Agtech Brasil.
Sensores, sistemas de informação geográfica (SIG), drones, robótica e inteligência artificial, da preparação do solo à colheita, e da distribuição dos produtos, são algumas das ferramentas que...