Publicado em 13 fev 2024

A Qualidade dos conectores de alumínio para ligações em sistemas de potência

Redação

O alumínio é um material essencial para a indústria e um dos mais abundantes no meio ambiente, sendo que os conectores de alta tensão em alumínio são exemplos de produtos eficazes para diferentes segmentos. Há diversas atividades que envolvem a energia elétrica e que devem ser feitas por especialistas para que assim garantam resultados eficazes. Além do mais, devem ser utilizados os produtos certos para que não ocorram problemas que possam comprometer todas as suas atividades. Os conectores de alta tensão alumínio são excelentes produtos para ser usados em alta tensão. Pode-se entender como um sistema elétrico de potência (SEP) que é o conjunto constituído por subestações de geração, transformação e transmissão, linhas de transmissão, ligados entre si. Englobam a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Existem os requisitos normativos para os conectores de alumínio que ligam condutores aéreos de alumínio com condutores aéreos de alumínio ou cobre entre si, ou a equipamentos elétricos em sistema de potência. Eles não se aplicam às ferragens eletrotécnicas com funções exclusivamente mecânicas, às conexões exotérmicas, aos conectores tipo parafuso fendido, aos conectores pré-formados, aos conectores tipo cunha e aos conectores elétricos isolados para linhas aéreas de distribuição.

Da Redação – 

A principal funcionalidade dos conectores é a de garantir a conexão de um ou mais componentes que demandam a condução de corrente elétrica. Com eles, não é preciso emendar pontas soltas e fios e cabos com fitas, além de evitar falhas de conexão devido a um contato que não está 100% ideal. Ainda, essa funcionalidade está ligada, diretamente, à segurança de um projeto, uma vez que, além de garantir o melhor desempenho de uma conexão, também evitam o superaquecimento dos fios, já que dissipam bem a energia elétrica.

Os de alta tensão devem ter a resistência elétrica do conector no máximo igual à resistência elétrica do condutor a que se aplica, quando medida como indicado na norma. A elevação de temperatura em qualquer ponto do conector não pode exceder a elevação de temperatura do condutor que apresenta a maior elevação de temperatura para a qual foi projetado, quando ensaiado conforme a norma.

Os conectores devem ser submetidos aos ensaios de ciclos térmicos e curtos-circuitos conforme a norma e ter as duas séries de ciclos térmicos de envelhecimento e o conjunto intercalado de curtos-circuitos definid...

Artigo atualizado em 09/02/2024 09:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica