Publicado em 02 abr 2024

Saiba quanto custa não investir em segurança de máquinas

Redação

O processo de segurança em si é iterativo, e diversas sucessivas aplicações deste podem ser necessárias para se reduzir o risco, fazendo-se o melhor uso das tecnologias disponíveis. Para conduzir este processo, é necessário levar em consideração estes quatro fatores, na seguinte ordem de preferência: a segurança da máquina durante todas as fases do seu ciclo de vida; a capacidade da máquina de executar suas funções; a operacionalidade da máquina; e os custos de fabricação, operação e desmontagem da máquina.

Roberto Ittalo da Silva Souza – 

A segurança é a palavra-chave para uma empresa que se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, inclusive quando o ambiente de trabalho conta com máquinas industriais. Podemos definir como segurança de máquinas a aplicação de medidas de eliminação de perigos e de redução de risco para evitar que os profissionais que trabalham com o equipamento sofram acidentes e prejuízos por mau uso.

De acordo com a Agência Brasil, um levantamento divulgado no fim de março de 2023 pelo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), indicou que máquinas e equipamentos estão entre os principais causadores de acidentes de trabalho no Brasil, respondendo por 15% do total registrado entre 2012 e 2021 – somente este grupo corresponde a 734.786 ocorrências no período, uma média de 200 acidentes por dia.

As máquinas e os equipamentos que se encontram em más condições por falta de investimento, mau uso pelo trabalhador ou, muitas vezes, imprudência da empresa para c...

Artigo atualizado em 02/04/2024 04:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica