Publicado em 02 abr 2024

A prevenção de deflagração em instalações de produtos do agronegócio

Redação

O agronegócio se refere a um conjunto de atividades econômicas derivadas ou que estão conectadas à produção agrícola e sua comercialização. Basicamente, ele envolve todas as etapas necessárias para enviar um bem agrícola ao mercado, desde a produção, passando por processamento e distribuição. Trata-se de um segmento fundamental para a economia de países com terras cultiváveis, uma vez que os produtos agrícolas podem ser exportados. Além disso, a agricultura é um dos setores da economia que mais emprega pessoas e que gera renda para outros setores econômicos (máquinas, insumos, etc.). Como o crescimento desse setor, houve o aumento de risco por meio da formação de nuvem e/ou de depósitos sob a forma de camadas de poeiras e pós combustíveis no local. Com este cenário e com a presença de uma fonte de ignição, pode ocorrer um incêndio, deflagração ou explosão, desde que haja uma concentração na nuvem nos limites de inflamabilidade e/ou desde que a espessura de camada de pó e poeira depositada sobre a superfície externa de equipamentos, piso e/ou partes estruturais, como vigas, contenha no seu interior uma fonte de calor, como partículas incandescentes ou uma brasa (smoldering fire). Há requisitos normativos para os sistemas de prevenção e/ou proteção de incêndio e de deflagração ou explosão em instalações de processos e de armazenamento de produtos agrícolas e alimentícios, não processados. Pode-se definir a deflagração como a propagação de uma zona de combustão a uma velocidade inferior à velocidade do som, em um meio isento de reação.

Da Redação – 

Os processadores de alimentos e agrícolas buscam constantemente a mitigação do risco da poeira combustível. Como estratégias, uma boa limpeza é fundamental para reduzir o risco de incêndios e explosões catastróficas relacionadas com poeiras combustíveis. Uma deflagração inicial pode perturbar a poeira acumulada em paredes, tetos, tubulações e vigas, que então se torna combustível para uma segunda explosão potencialmente maior.

A inspeção regular e a limpeza do pó do chão ao teto ajudarão a minimizar esse perigo. Um sistema de coleta de poeira filtra o ar, ajudando a evitar o acúmulo de poeira. Esses sistemas criam fluxo de ar para capturar a poeira em pontos designados e movê-la para um coletor de poeira.

Graças aos novos avanços, os sistemas coletores de pó vêm em vários tamanhos e podem ser localizados em ambientes internos ou externos. Um local ao ar livre oferece estratégias de mitigação adicionais. Por exemplo, um incêndio num coletor exterior, devidamente isolado, pode se extinguir.

No entanto, os fabricantes de alimentos têm três boas razões para considerar os coletores de pó de uso inter...

Artigo atualizado em 02/04/2024 04:42.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica