Publicado em 02 abr 2024

O ensaio para medir a migração celular de materiais de cerâmica bioativa porosos

Redação

As cerâmicas bioativas são usadas nos campos ortopédico e odontológico devido às suas bioatividades e bioafinidades. Elas são porosas e projetadas para o preenchimento de espaços vazios em ossos, e a migração celular do tecido até seus poros é uma expectativa para o reparo efetivo de falhas ósseas. Dessa forma, elas são um dos candidatos promissores para scaffolds de células para produtos médicos de engenharia do tecido ósseo. Há requisitos normativos para os ensaios a serem seguidos para medir e documentar a habilidade de migração celular de materiais de cerâmica bioativa porosos. Eles não são aplicáveis aos materiais porosos que têm pouca ou nenhuma propriedade de adesão celular, por exemplo, para polímeros sintéticos e metais. Estes tipos de materiais requerem períodos maiores de tempo para permitir a transferência efetiva e a migração de células do substrato cultivado ao corpo de prova de ensaio. Para minimizar as influências da passagem celular, dos tipos celulares, das diferenças nos consumíveis da cultura celular incluindo o meio de cultura e o soro bovino fetal, etc., o método usa cerâmicas bioativas porosas, que são utilizadas clinicamente e amplamente em cada país, como um material de referência para o cálculo da distância de migração relativa.

Da Redação – 

Dentre os materiais sintéticos usados para biorreparação do tecido ósseo, as cerâmicas, também conhecidas como biocerâmicas, são as mais empregadas. As biocerâmicas apresentam-se na forma de pós, revestimentos ou próteses usadas para reparo, aumento ou substituição de tecidos doentes ou danificados, como ossos, juntas e dentes. Embora muitas composições de cerâmicas tenham sido testadas para uso médico, poucas são usadas clinicamente.

Algumas destas, como o Al2O3 e o ZrO2, foram usadas, inicialmente, na substituição total de juntas dos quadris e fêmur. Os fosfatos de cálcio usados como revestimento de ligas metálicas e em formato de granulados ou de pequenas peças porosas para reparo ósseo; os vidros e vitro-cerâmicas bioativos usados para substituição e reparo de ossículos do ouvido interno, dentes e vértebras.

Para esclarecer a segurança clínica e a utilidade destas cerâmicas bioativas, as propriedades físicas, químicas e biológicas devem ser examinadas. Nos métodos usados, os ensaios com animais são os métodos finais e essenciais para examinar as propriedades biológicas de cerâmicas bioativas. Cont...

Artigo atualizado em 02/04/2024 04:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica