Publicado em 31 jan 2023

A conformidade dos silos metálicos de chapas corrugadas

Redação

Os silos de armazenagem em aço corrugado oferecem uma maneira higiênica de armazenar grãos, arroz e arroz em casca cru. Eles ocupam uma área pequena e podem ser usados em armazenagem, movimentação, processamento e transbordo de grãos. Para armazenamento a longo prazo, pode-se agregar aeração e refrigeração. Os silos são divididos em partes: telhado e corpo. O telhado possui como componentes as telhas, que podem ser autoportantes, ou podem estar apoiadas na estrutura do telhado. Um dos parâmetros de padronização dos silos é a quantidade de telhas por chapa lateral do corpo. A grande maioria das empresas padroniza esta quantidade em 3, sendo que algumas usam 4 telhas para cada chapa do corpo. O corpo do silo possui como componentes: chapa lateral que são perfiladas com diferentes ondulações, sendo os mais comuns aqueles com comprimento de onda de 101,6mm e altura de onda de 12mm, são montadas nos silos, formando anéis cuja espessura varia conforme a carga que deverão resistir. As empresas usualmente otimizam o projeto padronizando o comprimento útil da chapa a ser utilizada em todos os modelos de silos. Os diâmetros padrões são originados da quantidade de chapas padrão utilizado em um anel. Em suma, os silos são unidades armazenadoras de produtos a granel que, quando corretamente projetadas e bem conduzidas, apresentarão inúmeras vantagens sobre aquelas unidades que armazenam produtos ensacados. Dentre as vantagens cabe destacar as seguintes: melhores condições de conservação; estocagem racional e segura, além de econômica, devido à redução dos gastos com sacaria e com a contratação de mão-de-obra; economia com o transporte, pois uma quantidade maior de produto a granel poderá ser transportada em volume igual ao ocupado pelo produto ensacado; mecanização, com substancial redução na mão de obra requerida, para monitoramento do produto armazenado, por exemplo, garantindo a conservação do mesmo; e melhor relação entre a área disponível e o volume armazenado. Para a segurança dos silos, existem os métodos de previsão de pressões exercidas por grãos vegetais de fluxo livre e os requisitos básicos do dimensionamento de silos metálicos verticais de chapas corrugadas.

Da Redação – 

Os silos servem ao armazenamento dos mais diversos tipos de produtos e podem ser apoiados diretamente ao solo ou elevados. As células, que são os compartimentos onde ficam armazenados os produtos, podem possuir seção transversal quadrada, retangular, poligonal ou circular, conforme a necessidade. Podem ser utilizados os mais variados materiais para a construção dos silos, dentre eles, concreto simples, concreto armado, fibra de vidro, madeira, argamassa armada, alvenaria de blocos cerâmicos ou de concreto e chapa de aço liso ou corrugado. Enfim, o silo é o nome genérico para todos os tipos de construção para armazenamento de produtos granulares ou pulverulentos; geralmente é equipado com dispositivos de descarga e capaz de ser esvaziado por gravidade, preferencialmente, ou através de meios mecânicos ou pneumáticos.

São estruturas especiais submetidas a muitas condições não convencionais de carregamentos, os quais resultam em diferentes modos de falhas que são caracterizadas pela dimensão das consequências, tais como: perda de material, interrupção da produção, perda de vidas, danos ambientais e altos custos...

Artigo atualizado em 31/01/2023 05:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica