Publicado em 11 out 2022

A conformidade dos aquecedores de água a gás tipo instantâneo

Redação

Os aquecedores a gás são produtos que devem passar por um rigoroso processo de avaliação da conformidade, possuem um excelente nível de eficiência energética e se adequam a diversas aplicações que utilizam água quente em ambientes residenciais (duchas, torneiras, piscinas), comerciais (academias, hotéis, restaurantes) ou industriais (vestiários, processos de fabricação de alimentos). Estes aparelhos podem operar por si só ou associados a outros tipos de sistemas como, por exemplo, termossolares, para obter o máximo de aproveitamento. Existem diversas categorias e modelos de aquecedor a gás, cada um indicado para um nível de necessidade e/ou condições de instalação. Com respeito ao funcionamento, o aquecedor de passagem é constituído por diversos elementos, sendo que os dois mais proeminentes seriam a câmara de combustão (onde estão situados os queimadores) e o trocador de calor. No momento em que é detectado o fluxo de água, os queimadores são acionados, e o calor gerado pela chama é transferido para a água que circula por dentro do trocador de calor, aquecendo-a. Este processo se dá de forma instantânea, sem a necessidade de armazenar a água em um reservatório.  Possuem um sensor de fluxo de água aciona todo o processo interno de funcionamento do aparelho através de uma placa eletrônica, gerando um centelhamento e liberando o gás para que os queimadores sejam acesos. O funcionamento é mantido enquanto o fluxo permanece, e é encerrado uma vez que este seja interrompido. Esta placa também monitora a chama, e em caso de apagamento por qualquer motivo, corta o fluxo de gás, por motivos de segurança. Esses equipamentos devem observar o cumprimento obrigatório da norma técnica, tendo as características mínimas exigíveis, sendo utilizados os combustíveis gasosos.

Da Redação – 

Os sistemas de água quente a gás instantâneo, também conhecidos como fluxo contínuo, não possuem tanques de armazenamento e aquecem a água apenas quando necessário. A água é aquecida por um queimador de gás à medida que flui através de um tubo em espiral chamado trocador de calor. O queimador a gás inicia quando uma torneira de água quente é aberta. Ele aquece apenas a quantidade de água necessária em vez de aquecer continuamente um tanque cheio.

Como eles não armazenam água quente, não há perda de calor de um tanque e, portanto, podem ter economia de energia e custos. Para permitir tempo suficiente para o aquecimento, a água é desacelerada à medida que flui através do trocador de calor. Isso significa que as unidades instantâneas fornecem água quente a uma pressão mais baixa do que os sistemas de armazenamento. Eles normalmente podem fornecer água quente a taxas de fluxo por minuto entre 10 litros e 30 litros, dependendo do modelo.

Esses aparelhos devem ser ensaiados em estanqueidade, nas peças condutoras de gás, em que as especificações se referem a ensaios com ar comprimido à pressão de 14,7 kPa (1...

Artigo atualizado em 11/10/2022 04:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica