As oportunidades e os desafios éticos da IA na gestão educacional
Redação
As discussões sobre o uso da inteligência artificial (IA) na gestão escolar estão aumentando. A urgência da discussão está no dia a dia das escolas e, no caso específico que quero chamar a atenção, na gestão das instituições. Trata-se de uma discussão para todos e para já, em um cenário que vai desde o atendimento para finalizar a matrícula até as inovações que envolvem a pedagogia na sala de aula. A promoção de debates e discussões devem ocorrer dentro da comunidade escolar.
André Pegoraro –
No início de 2024, o Bett Show UK, o mais influente evento global de educação e tecnologia do mundo, mobilizou, em Londres, milhares de discussões sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na gestão escolar. Representantes de mais de 600 empresas de tecnologia global, de marcas educativas e de startups especialistas em fornecer soluções para todos os cenários pararam para avaliar as oportunidades, mas também os desafios éticos que o setor deve enfrentar com o uso cada vez mais intenso da IA.
Mas não é necessário atravessar o Atlântico para refletir sobre o tema, e eu defendo a seguir o porquê. A urgência da discussão está no dia a dia das escolas e, no caso específico que quero chamar a atenção, na gestão das instituições.
Trata-se de uma discussão para todos e para já, em um cenário que vai desde o atendimento para finalizar a matrícula até as inovações que envolvem a pedagogia na sala de aula. A promoção de debates e discussões devem ocorrer dentro da comunidade escolar.
Por isso, defendo que haja preparação efetiva dos gestores escolares para o uso da IA. Estamos falando de investimento...