Os hábitos essenciais para garantir a excelência na gestão de frotas
Redação
Um bom gestor de frota sabe que não basta ter conhecimentos técnicos. Eles precisam estar aliados às habilidades finas, também chamadas de soft skills. São elas que formam o perfil e a postura adequados para esse profissional. O gestor de frota precisa de habilidades como liderança; boa comunicação; poder de negociação; visão estratégica; rebusca de problemas; e organização. Neste artigo, a equipe LeasePlan/ALD Automotive separou os hábitos que todo time de gestão de frotas ou mobilidade precisa ter para garantir a qualidade das suas atribuições.
Equipe LeasePlan/ALD Automotive (mariana@evcom.com.br) –
O trabalho do gestor de frotas é repleto de desafios. Ele precisa encontrar o equilíbrio entre diversos aspectos, como os interesses da empresa, as demandas do negócio e as expectativas da organização e do time de colaboradores. Portanto, a gestão de frotas deve ser eficaz e estratégica, atendendo a todos esses aspectos e buscando sempre a otimização dos custos.
Para alcançar esses objetivos, os gestores bem-sucedidos adquirem alguns hábitos. São ações e práticas que facilitam o trabalho no dia a dia e, ao mesmo tempo, garantem excelência e qualidade fundamentais para exercer a função.
- Definir regras e políticas - O trabalho do gestor de frotas precisa ter um direcionamento. Portanto, um dos hábitos que os profissionais bem-sucedidos adotam é a definição de regras e de políticas. Isso contribui para o seu próprio dia a dia porque estabelece como o trabalho deve ser realizado. Também determina como as decisões precisam ser tomadas em cada situação. Além de definir o que é esperado d...