Publicado em 19 out 2021

A conformidade normativa dos martelos de unha e das marretas

Redação

A marreta é uma ferramenta maior e mais pesada do que um martelo e é utilizada para quem precisa de força para quebrar ou demolir uma superfície. Geralmente possui uma cabeça de ferro, para causar ainda mais impacto. O martelo de unha, também conhecido como martelo orelha ou martelo de carpinteiro, é aquele famoso martelo que tem uma estrutura na parte de trás da cabeça, a unha, utilizada para retirar pregos com mais facilidade. Por sua versatilidade, é uma peça presente na maioria das caixas de ferramentas. A marreta é uma ferramenta maior e mais pesada do que um martelo comum. É utilizada para quem precisa de força para quebrar ou demolir uma superfície. Geralmente possui uma cabeça de ferro, para causar ainda mais impacto. Já martelo tipo unha é uma ferramenta projetada para uso específico na inserção ou extração de pregos. Por isso, deve-se entender os requisitos, os métodos de ensaio e a marcação dos martelos tipo unha e os parâmetros normativos, os métodos de ensaio e a marcação das marretas até 10 kg.

Da Redação – 

Após se tornar conhecido entre os profissionais, o martelo começou aparecer com a função de auxiliar em diferentes atividades, como é o caso dos serviços de cunho industrial, reparos, construção civil, oficinas ou, até mesmo, práticas de artesanato. Essa ferramenta manual possui uma espécie de cabo, no qual, há uma cabeça de metal fixada, que pode ser encontrada em diferentes formatos e tamanhos que variam de acordo com o modelo.

Entre todos os tipos de martelos, o martelo unha é o mais conhecido. Normalmente, pode ser encontrado em variados formatos de cabo, que vão desde o tradicional, em madeira, até outras alternativas modernas, como aço ou fibra de vidro. A sua função é a de remover ou fixar pregos em diversas superfícies.

Para tanto, a ferramenta apresenta uma cabeça dividida em duas partes: de um lado, encontra-se uma espécie de garra que serve para puxar os pregos e removê-los do local. Algumas recomendações que não podem ser descartadas para o uso: segure o cabo do martelo com força e, de preferência, posicione sempre a sua mão no fim da peça; durante a martelada, deixe o punho rígido e aprov...

Artigo atualizado em 20/10/2021 12:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica