Publicado em 16 abr 2024

A conformidade das conexões mecânicas destinadas aos tubos de polietileno

Redação

Há especificações normativas para as conexões mecânicas destinadas à união de sistemas de tubulações de polietileno (PE) para o suprimento de gases combustíveis. Elas fornecem um conjunto unificado de métodos de ensaio para verificar o desempenho das conexões. É responsabilidade do comprador ou especificador selecionar a conexão apropriada, levando em conta seus requisitos particulares e qualquer guia, regulamento, prática de instalação ou código nacional. Essas conexões são destinadas a unir tubos e conexões de polietileno PE 80 e PE 100 entre si, ou a unir estes tubos e conexões a tubulações metálicas, utilizadas para a condução de gases combustíveis. As adaptações flangeadas para tubos de polietileno não fazem parte do escopo destes requisitos. Para estes materiais, recomenda-se utilizar a ISO 9624. Elas podem ser definidas como conexão que une mecanicamente um tubo de polietileno entre si ou a tubo metálico ou a qualquer outro elemento do sistema de tubulação. A conexão mecânica geralmente inclui uma peça de compressão para prover resistência à pressão, estanqueidade e resistência a cargas externas. Uma luva de suporte para o tubo de polietileno, que lhe forneça um suporte permanente, de forma a prevenir a deformação sob forças radiais compressíveis, é aplicável. As partes metálicas da conexão podem ser unidas a tubos metálicos por roscas, uniões por compressão, conexões soldadas ou flangeadas. Em alguns casos, a luva de suporte constitui ao mesmo tempo o anel de travamento. A conexão pode permitir tanto uma união desmontável quanto uma união permanente, sendo que a conexão mecânica pode ser fornecida para montagem em campo ou pode ser pré-montada pelo fabricante.

Da Redação – 

Para os materiais plásticos destinados a sofrer pressão e sujeitos a esforços contínuos, seja circunferencial ou de tração, deve ser determinado o valor do limite de previsão do estresse (sLPL) de acordo com a ISO 9080. Os dados fornecidos pelo fabricante do composto podem ser considerados. O material deve ser classificado conforme o minimum required strength (MRS) e a tensão de projeto deve ser calculada de acordo com a ISO 12162. Este requisito não se aplica a materiais plásticos usados para fabricar caps roscados, anéis de fixação, anéis de suporte e insertos.

No caso de conexões cujo corpo é fabricado em material plástico, o comportamento de longo prazo do material plástico deve ser verificado por ensaio de tipo em um tubo que pode ser fabricado por injeção ou extrusão, com um diâmetro externo, de acordo com a aplicação do material, não menor que 32 mm, produzido de acordo com a ISO 1167-2, com o mesmo material que o do corpo da conexão. Em caso de conflito, um tubo moldado por injeção deve ser utilizado.

Este ensaio não é necessário no caso de conexões com partes fabricadas a partir de tubos ou c...

Artigo atualizado em 16/04/2024 03:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica