Publicado em 02 jul 2024

Transformando a manufatura por meio da convergência de TI/TO

Redação

A tecnologia da informação (TI) atua como a inteligência central de uma organização, abrangendo sistemas que podem analisar e processar dados operacionais e comerciais. Esses recursos facilitam a conversão de dados em percepções acionáveis, permitindo que os funcionários tomem decisões informadas. Já a tecnologia operacional (TO) forma a infraestrutura básica da fábrica, tradicionalmente baseada em sistemas legados estabelecidos e comprovados. Ela faz interface direta com o hardware em nível de fábrica, incluindo máquinas e controladores lógicos programáveis (PLC).

Rahul Garg – 

Para entender a importância da convergência de TI/OT, é necessário primeiro distinguir entre os dois domínios distintos. A tecnologia da informação (TI) atua como a inteligência central de uma organização, abrangendo sistemas que podem analisar e processar dados operacionais e comerciais. Esses recursos facilitam a conversão de dados em percepções acionáveis, permitindo que os funcionários tomem decisões informadas. A infraestrutura de TI é caracterizada por sua velocidade, escalabilidade e adaptabilidade.

A tecnologia operacional (TO) forma a infraestrutura básica da fábrica, tradicionalmente baseada em sistemas legados estabelecidos e comprovados. Ela faz interface direta com o hardware em nível de fábrica, incluindo máquinas e controladores lógicos programáveis (PLC).

Os sistemas de TO priorizam a confiabilidade e, historicamente, têm operado de forma independente da TI, com trabalhadores que possuem conjuntos de habilidades exclusivas adaptadas aos seus respectivos domínios. Embora esses dois domínios tenham operado principalmente em suas próprias faixas, os desafios da manufatura moderna continua...

Artigo atualizado em 27/06/2024 10:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica